Porque você precisa visitar a 35 ª Festa Pomerana em Pomerode

Chegamos à season finale de 2017. É época de comprar presentes de Natal, escolher o look para ficar na sala de casa, participar de 543 eventos de encerramento, pular sete ondinhas na praia na virada do ano e tudo mais.

Mas por aqui na Cozinha, além de tudo isso, estamos mais interessados mesmo em contar os dias para o início da 35ª Festa Pomerana, que rola entre os dias 10 e 21 de janeiro do ano que vem. Nós somos apaixonados pela festa, pelo clima do evento e todas as lembranças que ela nos traz. Por isso listamos abaixo alguns motivos pelo qual você precisa organizar um tempo nas suas férias e vir à festa no ano que vem:

pomerana

O clima da Pomerana:

Não confunda alhos com bugalhos. Até por questões de espaço, a Festa Pomerana não tem o porte de uma Oktoberfest e tampouco a pretensão de ser. Quem frequenta as duas festas – é o nosso caso – sabe que o clima e a proposta são bem diferentes uma da outra. Na Pomerana, espere um clima mais tranquilo, simpático, caloroso e diverso. A Oktober é ótima, mas é tudo pensado em maior escala, o que pra mim perde um pouco da graça. Sem falar que na Pomerana o público é bem diverso – em qualquer dia da semana. Tem bebê, criança, adolescente, adulto, e vózinha e vôzinho. E todo mundo dança junto, se diverte, troca ideias, brinda e faz brincadeira. É uma delícia chegar cedo, antes dos desfiles e aproveitar a festa até mais tarde. Só não espere temperaturas amenas, pois janeiro é marcado por dias muito quentes em todo o Vale do Itajaí.

16142238_1359791934095184_2112393468653451474_n

Os desfiles da Pomerana:

A Festa Pomerana tem desfiles três vezes por semana. Quintas e sextas, a partir das 19h, aos sábados, às 18h e domingos, às 9h30. É uma chance de conhecer as tradições locais de um jeito divertido. Participam normalmente grupos folclóricos, clubes de caça e tiro e outras turmas, homenageando sempre algo ligado à cultura local: cerveja, agricultura, comida e até mesmo a paixão dos moradores por antiguidades. É uma parada menos comercial e mais afetiva, que surpreende pelo capricho e pela animação.

15977962_1359690587438652_3086144987645423515_n

As competições da Pomerana:

Para os mais corajosos, a Festa Pomerana reúne uma série de competições típicas. Tem chope em metro, prova de comedores de salsicha, do lenhador e do serrador, tiro ao pássaro, tiro ao alvo, cabo de guerra e por aí vai.  O público se esbalda mesmo nas provas de lenhador e serrador e é inevitável que algum turista desavisado acabe se inscrevendo na competição sem se dar conta da dificuldade em manejar a serra.

chope.jpg

As cervejas e comidas da Pomerana:

Cervejas artesanais, comidas típicas deliciosas – e meu Deus, as cucas feitas no forno de lenha e vendidas na festa – são mais um atrativo para conhecer a Pomerana. Minha dica é começar o tour gastronômico aqui na Cozinha Catarina (teremos menus especiais durante o evento), seguir rumo à festa, aproveitar um desfile e depois retomar a comilança.

grupo

A localização de Pomerode:

Eu adoro morar aqui porque a cidade tem uma localização ótima para quem vem do Litoral, do Norte do Estado e do interior (via BR-470). Principalmente para quem está na praia nesta época, é perfeitamente possível vir a Pomerode para passar o dia (conhecer o Cozinha Catarina!) e visitar a Festa Pomerana. É uma pedida para fugir da muvuca da praia, ter um dia diferente e se apaixonar. Só tem um risco: querer ficar para sempre. A chef aqui veio pela primeira vez na festa em 2011. Depois voltou em 2016 e nunca mais foi embora =)

(Todas as fotos são do Daniel Zimmermann/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s